Miguel Farias e Ariane Porto

Título da Palestra:

Educação

Apresentadores:

Marcelo Gomes, Valéria Monteiro, Carolina Pereira da Silva e Bernadete Passos

Data:

29 de março às 19h30min

Currículo Miguel Farias

Miguel Farias é um psicólogo experimental doutorado pela Universidade de Oxford. Tem conduzido estudos de laboratório e de campo sobre a psicobiologia de crenças e rituais, incluindo práticas de peregrinação e meditação usando fRMI, EEG e métodos de expressão genética. Ele é o co-autor da Buddha Pill: Can Meditation Change You?, traduzido em português pela Leya, e é o organizador do Oxford Handbook of Meditation. Em 2017, ele ganhou o prêmio William Bier, concedido pela Associação Americana de Psicologia, por seu trabalho sobre a psicologia da crença e da espiritualidade. Ele foi professor da Universidade de Oxford e é o diretor fundador do Laboratório de Cérebro, Crença e Comportamento da Coventry University.

Site:
Site

 

 

Currículo Ariane Porto

Escritora, cineasta, roteirista, produziu e dirigiu curtas, médias e longas metragens para cinema, além de séries televisivas. Produtora e Diretora de teatro, cinema e televisão, atuando desde os anos 80, já produziu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais e ganhou vários prêmios.
Com graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestrado em Artes Cênicas e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo, pós doutorado em Comunicações e Artes na ECA - USP. Professora do Instituto de Artes da UNICAMP. Professora convidada da Especialização em Educomunicação da ECA/USP.
Membro da Academia Campineira de Letras e Artes e do Centro de Estudos de Pragmatismo.
Sócia Fundadora do Teatro de Arte e Ofício (1984), do Centro Cultural São Sebastião tem Alma (1989), da TAO Produções Artísticas (2012), TAO Edições (2016).
Experiência na área de Comunicação com ênfase em Educação, atuando principalmente nos temas: teatro, comunicação e meio ambiente, cinema, crianças, meios e culturas digitais e meio ambiente.
Presidente de Honra do ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, criado em 1992. Atualmente, desenvolve pesquisa em Arte, Ciência Quântica e Neurociência.

Mídia Social:
Facebook

Adriana Basques

Título da Palestra:

Ecossistema Marinho: Oceanos - mitos x conservação.

Apresentador:

Marcelo Gomes

Data:

30 de março às 19h30min

Currículo

Adriana Basques trocou a bem sucedida carreira executiva pela fotografia. Sua dedicação em criar imagens que gerem impacto e interesse na preservação ambiental lhe rendeu inúmeros prêmios e reconhecimento internacional.
Mergulhadora experiente, Adriana se interessou pela fotografia subaquática em uma das suas viagens a Galapagos. Em 2010 decidiu fazer um sabático e mudou-se para a California.
Depois de três anos, decidiu se desligar completamente da vida corporativa e se dedicar exclusivamente ao mergulho, fotografia de vida selvagem e conservação do meio ambiente.
Alem de publicações em alguns dos mais importantes meios de comunicação, como The Wall Street Journal, CNN, National Geografic, Geo, vários livros e outras publicações físicas e digitais ; seu trabalho foi exposto em renomados museus, como o Museu de Historia Natural de Londres e Smithsonian em Washington.

Contato:
Site
Facebook

Manoel Roberto G. de Andrade e Silva

Título da Palestra:

O direito das sociedades em desenvolvimento à segurança alimentar e nutricional.

Apresentadora:

Valéria Monteiro

Data:

31 de março às 19h30min

Currículo

Engenheiro de Pesca pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile, especialização em economia do setor público e economia agrária. Nas últimas décadas, prestou consultoria a Organizações das Nações Unidas na América Latina, como CEPAL e PNUD. Atualmente é consultor da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, FAO, atuando em projetos com comunidades costeiras, pesca artesanal, aquicultura e desenvolvimento sustentável. Especialista em conservação da Biodiversidade Marinha e Costeira, com base no desenvolvimento local participativo na produção e o acesso a alimentos seguros.

Contato:
E-mail FAO
E-mail Pesssoal

Marcio Lisa

Título da Palestra:

Ecossistema terrestre: importância do envolvimento da comunidade na conservação dos gorilas na República Democrática do Congo.

Apresentador:

Marcelo Gomes

Data:

1º de abril às 19h30min

Currículo

Filho de fotógrafo, Marcio Lisa é paulistano e fotografa desde a adolescência. É fotógrafo de vida selvagem especializado em fotografia subaquática, palestrante, professor e também guia de expedições fotográficas no continente africano.
Como fotógrafo de vida selvagem e cinegrafista subaquático, atuou para diversas séries do National Geographic, Animal Planet, SBT e TV Globo. Já fotografou profissionalmente em todos os estados brasileiros e em cerca de 40 países, sendo 13 deles na África.

Redes Sociais:

Instagram
Youtube

Helio Santos

Título da Palestra:

Desigualdade & Racismo

Apresentadora:

Ana Carolina Pereira da Silva

Data:

2 de abril às 19h30min

Temática

A desigualdade é o aspecto mais relevante em qualquer debate que se faça sobre o Brasil. A magnitude das desigualdades impedem um desenvolvimento com sustentabilidade. Por outro lado, não se deve discutir esse tema sem fazer uma abordagem histórica sobre como o País foi construído. A desigualdade aqui tem cor e procedência. Os 3 séculos e meio de escravismo explicam o porte e o tipo de desigualdade que aqui no Brasil é uma decisão política.

Currículo

Doutor em Administração pela FEA-USP, Docente e Pesquisador no campo da Diversidade e
Relações Raciais, Presidente do IBD-Instituto Brasileiro da Diversidade, Presidente do Board
da OXFAM Brasil.

Contato:
Instagram

Site

Dr. Li

Título da Palestra:

Nossa casa nosso cérebro.

Apresentadora:

Valéria Monteiro

Data:

3 de abril às 19h30min

Temática

Mudanças climáticas é um dos temas recorrentes e desafiador na agenda mundial tendo interface próxima com o desmatamento, poluição com consequências a saúde humana. Esta apresentação tem intuito de abordar as mudanças no meio ambiente e a relação a com
possíveis modificações no cérebro.

Currículo

Li Li Min é médico pela UFPr, neurocientista com PhD pela McGill University no Canadá, Gestor pela PUCCamp, professor titular e chefe de Departamento de Neurologia na Unicamp, coordenador de difusão do Instituto Brasileiro de Neurociência e eurotecnologia e Líder do Grupo de Inovação e Gestão na Saúde. Foi o coordenador da Campanha Global Epilepsia Fora das Sombras da Organização Mundial da Saúde no Brasil e fundador da ONG Assistência à Saúde de Pacientes com epilepsia.

Doutor Li – Canais de Comunicação
Facebook
Instagram
Twiter
Linkedin
TikTok
Telegram

Celio Turino

Título da Palestra:

Bem Viver, a filosofia dos povos andinos.

Apresentador:

Bernadete Passos

Data:

5 de abril às 19h30min

Currículo

Célio Turino - historiador, escritor e consultor em políticas públicas. Seu livro recém lançado, pelo SESC/SP é POR TODOS OS CAMINHOS - Pontos de Cultura na América Latina.

Durante a última década Turino realizou incontáveis viagens pela América Latina, pelos rincões mais remotos, de aldeias indígenas a favelas, sempre difundindo as ideias da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, conceitos e políticas públicas que desenvolveu quando
secretário da cidadania cultural no Brasil (2004/10).

Nessas viagens, tomou contato com a filosofia do Bem Viver (Sumak Kawsai, em quéchua), que se aproxima ao Tekó Porã guarani, o modo bom de viver na casa.

Redes Sociais:

twitter

Instagram